Muita coisa aconteceu no mundo desde 1914. Mas algumas coisas permanecem iguais, o que também é o caso de uma instalação de válvula em uma estação de tratamento em Chennai, na Índia, ainda operando perfeitamente.
A válvula em questão é uma válvula gaveta Glenfield de 26", e ainda está funcionando perfeitamente após mais de um século de serviço. A válvula está instalada no cabeçote comum da estação de tratamento de água de Kilpauk em Chennai e tem estado em operação contínua.
Introdução do tratamento de água na área
A estação de tratamento de água de Kilpauk, onde os Chennaites (pessoas que vivem em Chennai) experimentaram pela primeira vez a água tratada, deve entrar em seu 110º ano de existência este ano.
Os 66 hectares onde a fábrica foi construída pelo engenheiro JW Madley, o homem por trás do projeto, tem todos os resquícios da era britânica e a maioria das máquinas é considerada uma maravilha da engenharia. O sistema de abastecimento de água regulado para a cidade de Chennai foi estabelecido em 1872 após o comissionamento do esquema formulado pelo engenheiro britânico James Fraser.
Para poder captar a água do rio Korataliar, uma barragem de seis metros de altura foi construída do outro lado do rio em Tamaraipakkam, a cerca de 27 km da cidade. O excedente de água que flui no Korataliar foi desviado para um lago próximo, o Cholavaram. De lá, a água foi desviada para o Lago Red Hills através de um canal de abastecimento 4 km mais baixo. A proposta de James Fraser confirmou que o Lago Red Hills permaneceria como o ponto terminal de armazenamento de água retirada do rio Korataliar.
Era necessária uma solução segura
A JW Madley desenvolveu 14 filtros de areia lenta que ainda hoje fazem parte da fábrica. Esta abordagem seguiu o princípio de que as bactérias irão comer bactérias, e diz-se que a água através deste processo tem uma pureza de 99,9%.
Em 1927, Chennai recebeu água clorada depois que JW Madley a introduziu. Em 1954, foi transferido para um sistema de filtragem por gravidade rápida. Após 1954, vários esquemas de melhorias e expansão do sistema foram implementados e comissionados.
Apesar das muitas melhorias da planta, a válvula de gaveta ainda está no lugar e funcionando perfeitamente.
Atualmente, a fábrica fornece 270 milhões de litros por dia para Chennai.
Esperar qualidade em tudo o que fazemos
O fato notável de que uma de nossas válvulas durou mais de um século é uma prova de nosso compromisso com a qualidade. É uma prova de que nossos produtos são construídos para durar e que nossos clientes podem confiar neles para executar ano após ano, década após década.No Grupo AVK, temos a honra de ter desempenhado um pequeno papel no sucesso da Estação de Tratamento de Água de Kilpauk e de ter contribuído para o bem-estar da população de Chennai. Estamos orgulhosos de ter demonstrado o valor de investir em qualidade e confiabilidade, mesmo em uma época em que as substituições planejadas se tornaram a norma. Nossa equipe de engenheiros e técnicos trabalha incansavelmente para projetar e fabricar produtos que atendam aos mais altos padrões de qualidade e durabilidade.
Continuamos comprometidos em entregar os melhores produtos possíveis aos nossos clientes e em manter nossa reputação de qualidade e confiabilidade. Obrigado à equipe da Estação de Tratamento de Água de Kilpauk por sua confiança em nossos produtos, e estamos ansiosos para atendê-los e a outros clientes por muitos anos.