Nos últimos anos, a cidade de Hefei tem colocado maiores exigências sobre a segurança de seu abastecimento de água de "linha de vida". A cidade de Hefei está situada na província de Anhui, tem uma população de quase dez milhões de pessoas e é uma das cidades de crescimento mais rápido da China, com um PIB regional superior a 1,2 trilhão de yuans.
Com forte apoio do Departamento Provincial de Recursos Hídricos de Anhui e de vários outros setores da sociedade, o Projeto de Desvio Longhekou foi iniciado. A construção foi iniciada em outubro de 2021 e a previsão é que o projeto seja concluído e colocado em operação até o final de 2023.
O Projeto de Desvio Longhekou é um projeto de subsistência significativo que visa criar um padrão de abastecimento de água eficiente e de alta qualidade para os moradores da cidade de Hefei. Além disso, é uma iniciativa estratégica com um investimento total de mais de 1,5 bilhão de yuans. A capacidade de transferência de água projetada é de 600.000 m3/d com 450.000 m3/d alocados para a cidade de Hefei e 150.000 m3/d para o condado de Shucheng.
A rota de transferência de água começa no reservatório Longhekou, no condado de Shucheng, na cidade de Lu'an, com um ponto de desvio a 18,5 km. A água é então transferida para o reservatório de Modun no condado de Feixi, Hefei, para armazenamento intermediário e transferência. Após a pressurização na Estação de Bombeamento de Modun e conexão com a tubulação de água bruta de suporte, ela é introduzida em duas das usinas de água da Hefei. Em última análise, pode fornecer 120 milhões de m3 de água limpa para a cidade de Hefei todos os anos, beneficiando áreas como a Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Hefei, a Zona de Alta Tecnologia de Hefei e o Condado de Feixi.
A tubulação de água do reservatório Longhekou para o reservatório de Modun tem um comprimento total de 52,6 km e ultiliza uma combinação de fluxo por gravidade e fluxo pressurizado em uma única tubulação. A seção superior da tubulação, acima da estação de bombeamento, utiliza fluxo de água pressurizada assistida por gravidade e se estende por 34,7 km. A seção inferior, onde a água é pressurizada pela estação de bombeamento de água da fonte, cobre uma extensão de 17,91 quilômetros. Toda a tubulação tem um diâmetro de DN2400.
Atendendo aos requisitos do projeto
O projeto exigiu a instalação de válvulas de controle de fluxo de grande diâmetro na saída da tubulação de gravidade. As válvulas devem possuir controle de fluxo linear, regulação de pressão e funções de dissipação de energia na saída, garantindo uma operação estável a longo prazo sob condições operacionais exigentes. A AVK em Xangai forneceu uma válvula de êmbolo série 872 com um grande diâmetro de DN2200 para este projeto, que é a válvula de êmbolo de maior tamanho produzida pela AVK até hoje. As válvulas de êmbolo AVK são fundidas como uma única unidade integrada, com design simplificado do corpo da válvula e canais de fluxo axialmente simétricos.
Nos últimos três anos, a AVK forneceu uma gama de soluções de válvulas de alta qualidade para a maior estação de bomba de captação de água individual na província de Anhui, a "Estação de Bomba de Admissão de Água do Reservatório de Modun" e seus projetos de tubulação associados. Entre os produtos entregues estão válvulas gaveta, válvulas borboleta excêntricas duplas, válvulas borboleta de retenção operadas hidráulicamente e válvulas de êmbolo.
Na AVK, nos esforçamos para ser um parceiro ativo na formação da agenda hídrica do nosso país. Juntamente com nossos parceiros, ajudamos a reformar soluções de válvulas existentes e desenvolver novas redes de água em áreas urbanas em crescimento que beneficiam os cidadãos locais, bem como os ecossistemas.