Água no mundo - Desafios locais e globais
A água é a base de toda a vida, e com a cartilha "Água no Mundo" queremos conscientizar sobre o enorme impacto que a água tem na saúde humana e na qualidade de vida, o consumo mundial de energia e os impactos climáticos, bem como a economia é afetada pela perda de água e pelas águas residuais não tratadas. Em outras palavras, as principais questões que levaram, por exemplo, ao objetivo de desenvolvimento sustentável 6 da ONU para garantir o acesso à água e ao saneamento para todos.
Baixe a cartilha “Água no mundo – desafios locais e globais”
Perda de água, escassez de água e água contaminada
Em muitos lugares do mundo, a água é um recurso escasso. Apesar disso, mais de um terço da água potável produzida nunca chega ao consumidor final. A perda de água, a escassez de água e a descarga de águas residuais criam enormes problemas em todo o mundo.
“A perda de água é o pior – é um desperdício de um recurso muitas vezes escasso e também dos recursos (energia, mão-de-obra e amortização de infra-estruturas) utilizados para extrair a água.” - Bjørn Kaare Jensen, VC, Fórum Dinamarquês da Água, Presidente, Associação Europeia da Água
Globalmente, a má qualidade da água custa milhões de vidas todos os dias. A água potável e o acesso ao saneamento não são algo natural para todos. Para muitas pessoas nos países em desenvolvimento, é apenas um sonho.
Abaixo estão alguns fatos instigantes e preocupantes sobre como o mundo lida com a água e as águas residuais – você pode ler mais no livreto "Água no mundo":
- Até 2025, espera-se que 1,8 bilhão de pessoas sofram com a escassez absoluta de água.
- Dois bilhões de pessoas só têm acesso a água potável poluída por excrementos.
- Em escala global, a perda total de água está entre 35% e 40%. Na Europa, a perda média de água é de 26%.
- 70% do consumo mundial de água é usado na agricultura, expandindo a produção de alimentos, mas um terço dos alimentos produzidos globalmente é jogado fora. Um terço da água utilizada para a produção de alimentos é, portanto, desperdiçado.
- Água limpa e melhor saneamento podem ajudar globalmente o setor de saúde a economizar 10%.
- 80% das águas residuais do mundo são conduzidas sem tratamento de volta à natureza.
Know-how e tecnologias
Globalmente, há uma atenção política crescente aos desafios da água e uma compreensão política crescente de que é necessário agir. A maior atenção às metas de desenvolvimento sustentável da ONU e, em nível europeu, à diretiva revisada de água potável, é outro passo na direção certa.
Já possuímos conhecimento, know-how, tecnologias e produtos que podem começar a fazer a diferença, diminuindo os problemas e proporcionando uma vida melhor para muitas pessoas.
Como fornecedor do setor de água, trabalhamos sistematicamente para melhorar o abastecimento de água, reduzindo a perda de água e tornando as operações diárias e a manutenção necessárias o mais econômicas possível.